Um dia para se esquecer



12 de junho.
Convencionado como "dia dos namorados". Para alguns um dia especial, que simboliza amor, carinho, afeto, vontade de se estar junto. Para muitos, uma mera data comercial onde somente se gasta com presentes, sem representar nenhum valor sentimental ou afetivo. Várias opiniões e pontos de vista acerca de um mesmo dia. Mas para ele era apenas mais um dia ruim. Só não imaginou o quão ruim ele seria.
Já não começara bem aquele dia, tendo que acordar antes das 7 da manhã para cobrir um evento a trabalho. Se vestiu e se arrumou, mesmo sem vontade, e tocou para a universidade, local de realização do evento. No caminho, dirigindo, ainda sentia o vento frio do início de manhã chuvosa. Dava uma sensação que ele podia definir como "agradável". A distância de sua casa até a universidade pareceu até mais curta, pois não tinha quase nenhum trânsito no caminho.
Ao chegar lá, viu apenas o que já imaginava: A universidade completamente deserta. Observar todos aqueles prédios com as cores desbotadas e as estruturas já desgastadas dava uma sensação ainda maior de abandono. E a quase completa ausência de vida lá, com apenas poucas pessoas vagando, dava uma sensação de vazio ainda maior. O fato de não haver nenhum som por perto a não ser o do vento o fazia pensar que talvez não houvesse nem almas rondando por lá. E ele sentia que na verdade aquele vazio todo condizia com ele, com o que ele sentia por dentro, com o que não havia melhorado desde então e que (ainda) não possuía esperanças de melhoras.
O trabalho que teve que fazer não tinha nada de especial. Apenas uma função convencional e relativamente chata de cobertura de eventos, coisa que ele já fizera um monte de vezes, e que naquele dia em especial não tinha nenhuma vontade de fazer. O evento começou com atraso e, logicamente, terminou com atraso. Se bem que isso já nem tinha tanta importância assim. Apenas saiu da universidade, que continuava vazia do mesmo jeito. Sentou no seu carro e antes de dar a partida e ir embora ficou parado por alguns minutos, olhando tudo ao seu redor, e sentindo a mesma sensação de vazio condizente com ele, que parecia somente aumentar. Como algo que estava intrínseco, anexado nele, e que ele não podia lutar para se livrar.
Sem mais o que fazer, apenas tocou pra casa novamente. No caminho recebeu uma ligação de seu pai, perguntando se não queria ir ver junto com ele um jogo num bar perto de casa. Foram assistir. O jogo era válido pela Copa do Mundo, e era Argentina x Nigéria. Prestara pouca ou nenhuma atenção na partida, assim como também não prestara atenção em nada daquela Copa do Mundo que começara há pouco tempo, mesmo sendo esse um evento que ele gostasse tanto de assistir. Pouco depois do jogo foram - ele e o pai - pra casa, almoçar.
Pouco depois do almoço, sua mãe veio falar com ele. Disse que tinha comprado um presente de dia dos namorados, para seu pai, logicamente. O chamou, colocando uma música muito bonita que simbolizava a história deles dois. E ele, o filho, apenas assistia àquilo
E foi vendo aquela demonstração de amor entre seus pais, junto com todos os casais de parentes e amigos que estavam ao seu redor naquele dia, além do sentimento de vazio, de incompleto, de tristeza e de descrença que perduravam dentro dele nos últimos três meses, depois de tudo que lhe aconteceu que ele não conseguiu se segurar mais. Sentiu como se fosse explodir por dentro e precisasse liberar isso de alguma forma. E a forma que surgiu - espontaneamente - foi a que ele não esperava: chorando.
Simplesmente não conseguia se controlar. As lágrimas vertiam de forma seguida, constante, numa espécie de dor incessante, que em vez de passar, apenas aumentava cada vez mais. E ele sabia que isso nada mais era que as consequências de tudo que já havia acontecido, de todos os dias cinzentos e sem vida que vinha vivendo nos últimos meses, de todo o sentimento que perdurava nele sem ele poder extravasá-lo novamente para ela. Ele temia pelo dia 12 de junho, pois sabia que sentiria uma dor muito grande nesse dia. Mas jamais poderia imaginar que fosse algo tão forte a ponto de deixá-lo assim. Em todos os outros 12 de junho sentira uma determinada insatisfação por não estar acompanhado. Mas naquele era diferente. Ainda amava alguém (mais que isso, amara alguém realmente pela primeira vez na vida), e trocaria todos os seus planos para poder passar esse dia do jeito que queria. Agora sim concordava com a música que escutara uma vez, que dizia "I never knew what it was to be alone on a Valentine's Day" (eu nunca soube o que era estar sozinho em um dia dos namorados)
Seus pais, diante da situação, viram alguma beleza naquilo, provavelmente por não terem a mínima noção de tudo que (ainda) se passava dentro dele. Viram certa dose de sensibilidade nele. Coisa rara, visto que ele sempre fora pouco afeito a expressar tão enfaticamente algum sentimento. Sua mãe, provavelmente na tentativa de confortá-lo, disse "se você está chorando assim, é sinal de que algo muito bom está por vir e não vai demorar a aparecer". E o que viera naquele momento não estava nem próximo disso. E pra um futuro, fosse próximo ou distante, não enxergava esse "algo bom" que sua mãe dissera...
Ainda nesse dia, pela noite, fora a um show, onde todos que foram com ele estavam acompanhados, e ele era o único que estava sozinho. Não chorava mais, mas a tristeza que sentia dentro dele não reduzira ou mudara. Talvez, na verdade, só tenha feito crescer.
Ao voltar para casa e deitar na sua cama finalmente, pensou que aquele não era simplesmente o pior dia do ano (talvez o pior em muitos anos, na verdade), era um dia para se esquecer. Só não sabia como esquecer...
Pedro Ivo
Escrito ao som de Mudvayne - Forget to Remember e Happy?, Papa Roach - Black Clouds e Linkin Park- Valentine's Day

Comentários

  1. Uma pena, que esta pessoa se doa tanto por relacionamento pendentes. Não se preocupe, man. Vc não é estranho. Também nunca comemorei o dia 12/06. E também já tive um deles que me doeu amargamente. Mas, com o tempo isso passa. Não sei se é bom ou ruim, mas comigo foi assim. Com o tempo ficou dificil eu me sentir 'dependente' de alguem, ou gostar muito de alguem. Alguns podem chamar de frieza não deixar se envolver por ninguem, mas foi a melhor forma que achei para não me deixar magoar novamente.

    Estar nessa situação é péssimo mas só prova que vc ainda é de carne e osso e que pode sangrar como todo mundo. Relacionamentos vêm e vão quando vc menos percebe. O que fica são as amizades verdadeiras e as lições que aprendemos. Mantenha-se próximo a elas. E espero que vc também ache uma solução para o problema. Até porque ninguem pode soluciona-lo por vc, mas sim te dar forças para continuar a procurar. Estarei aqui e pode contar comigo! :)

    ResponderExcluir
  2. Foi também um dos dias mais difíceis de minha vida... Queria mesmo era ter passado esse dia com você, que é meu amigo tão especial. Iríamos falar besteira, conversar, e nem lembraríamos dessa tolice toda que são as mágoas que as pessoas nos causam.
    s2

    ResponderExcluir
  3. É um texto gramaticalmente impecável, poeticamente romântico e DEFINITIVAMENTE TRISTE DEMAIS. --'
    Bonito, lindo mesmo. MAS MUITO TRISTE, AAAAFF. Sai dessa vida, PEDRO IVO! (:

    ResponderExcluir
  4. Álvares de Azevedo tá perdendo, shuashuah'

    ResponderExcluir
  5. Um texto lindo, embora triste pedro.
    Mas não posso deixar de dizer que tudo vai passar. Sei que não adianta falar muita coisa, mas o tempo da um jeito em tudo viu.
    Só não deixe de acreditar. No que precisar, conte comigo sempre viu. Bjus.

    ResponderExcluir
  6. Só por ter feito o post escutando Mudvayne já tem meu apreço. O texto está muito bem escrito, tocando sem dúvidas. Talvez isso espante alguns (o fato de saber que por trás do rapaz de feição truncada sempre com um fone nos ouvidos existe muito, muito sentimento), mas a mim não.

    É só olhar para você e ver a complexidade que existe por trás da pose de frio. Como já disseram, relacionamentos podem ser duradouros. Amizades SÃO duradouras, percebe a diferença? Por isso, nunca dispense suas amizades.

    E caminhe, pois é caminhando que você encontrará a respostas (isso num sentido metafórico, nada de ir andar na 13 de Julho e encontrar um grande amor - se bem que isso pode dar certo pra ti, vai saber...)

    Abração, meu velho!

    Thiago Vieira

    ResponderExcluir
  7. Não achei o texto triste, pelo contrário, achei muito bonito, e sem querer dar uma de pseudocult abestalhado, achei bem visceral, você soube tirar bem as palavras dessa cabeça perturbada e transformar uma coisa ruim numa coisa bonita, pra mim esse é o melhor processo criativo que existe.
    Por pior que seja o motivo, sei que sempre passa, sempre.
    Se o garoto do texto puder ler esse texto, que ele saiba que ele nunca estará sozinho.

    ResponderExcluir
  8. Como já disseram ai em cima, seu texto está impecável, como sempre.

    Oh Pedro, lamento por ter ficado tão triste nessa data. Continuo a considerar que você ainda irá encontrar alguém que realmente mereça todo o amor que você tem a oferecer.

    Tente não se deixar abater por isso. Você é forte o bastante pra suportar e pra superar isso tudo.

    Uma outra pessoa virá e você vai perceber que tanta espera valeu a pena. (:

    ResponderExcluir
  9. O dia não foi tão terrivel assim, veja o que lhe rendeu: um ótimo texto e uma experiencia pra vida toda, não muito boa, mas acredite, entre os espinhos colhem-se flores. Só não permita que situações como essas acinzentem sua vida, pois tudo passa. Comigo tambem não foi tão diferente.
    Ah, lembrei que hoje é o dia do amigo, data também importante para quem tem um ou vários. Extravasse!
    Feliz dia do amigo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe suas impressões aqui =)

Postagens mais visitadas